Conheça o Rio de Janeiro com olhos de quem vive aqui!

 Estou de férias estes dias. E o que me faz relaxar é o mar. Sempre estou aqui nesta praia, onde tomo sol, caminho, faço refeições no restaurante que tem aqui dentro, comida deliciosa e com bom preço. Tem também uma ducha ao ar livre maravilhosa. Tudo isso dentro Forte São João na Urca, zona sul do Rio. Fica entre O Morro da Urca e o Pão de Açúcar ( Nas fotos , voce vê o Pão de Açúcar pelo lado de dentro) O Pão de Açúcar é uma obra espetacular da natureza, fincado logo à entrada da Baía de Guanabara. Este grande Bloco de rocha maciça , composto de Gnaisse Lenticular  é resultante de uma dobra deitada . Originada nos processos geológicos que resultam nesta forma ,um Pão de Açúcar que se tornou o simbolo da nossa cidade, Rio de Janeiro. Porque deste nome? Tem origem na Ilha da Madeira em Portugal. O açúcar produzido ali era despejado em formas de barro cônicas. Cada forma depois de pronta, se chamava pão de açúcar. 
Foi neste local que Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro em 1565. Aqui  era e é uma fortaleza que hoje pertence ao Exército. E por ser do Exército é que se mantém preservada e intocada com natureza também preservada, olha a foto da mata da região, aqui vivem muitos animais. Hoje funcionam aqui  a Diretoria de Pesquisa e Estudos de pessoal e a Escola Superior de Guerra. As ruas da fortaleza são limpas , não se vê lixo nas calçadas , como é lá fora onde muitos não respeitam. Por ser uma fortaleza militar, nem todos podem entrar aqui sem pedir autorização ao Exército.  Mas como o Forte contém, o monumento histórico  da fundação da cidade,  é possível agendar com administração do Forte a visita. Escolas principalmente se beneficiam deste passeio, já  vi muitas estudantes por aqui. Alguns pescadores obtém permissão para entrar e pescar . As pessoas com deficiência visual também obtiveram permissão.  Eu estou sempre aqui porque meu marido é militar.
 Aqui tem duas praias: A primeira praia ainda é  da Baía da Guanabara, deste lado voce vê ao longe o Cristo Redentor ,aqui a praia é calminha sem ondas , própria para crianças brincarem.São as 3 primeiras fotos.
Da quarta foto em diante o outro lado do Forte , é a segunda praia de mar aberto ,ondas fortes , onde o guarda-vivas é mantido no local..cliquei com zoom a passagem de navio de turistas que visitam o Rio nesta época do ano . Estão ancorados vários navios no cais do Rio. Detalhe para os mexilhões que nascem nas pedras do forte . Canhões na praia , lembrança do Forte  quando temiam as invasões de países estrangeiros.
 Foto do Portão Histórico , ao lado um lago de peixes. Espero que gostem deste lugar preservado Do Rio de Janeiro. Fotos do Forte e o Pão de Açucar.  Beijinhos.
Ray

Postagens mais visitadas deste blog

ARRANJO PARA CHURRASCO NO COCO VERDE.Floral arrangement in the coconut.

Cerimônia de casamento Salão do Reino das Testemunhas de Jeová!

Arranjo floral no coco verde.Arrangement floral in coconut